#VIVAMamíferosAquáticos 10/12/2017

Cada um cada um!

Nesta matéria a Dra. Liliane Lodi, que trabalha com cetáceos há muitos anos, fala sobre a identificação individual das baleias.

Cada baleia é única e é possível identificá-las por suas marcas naturais, como pigmentação, coloração e a forma da nadadeira dorsal e caudal. Também cicatrizes que vão ganhando ao longo da vida podem ajudar.

Baleias-de-Bryde (Balaenoptera edeni), descritas na matéria, podem ser foto-identificadas individualmente por suas marcas e formato da nadadeira dorsal.

As baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) através dos padrões de pigmentação da nadadeira caudal.

As baleias-franca (Eubalaena sp) pelos padrões das calosidades que possuem na região da cabeça.

As baleias azuis (Balaenoptera musculus) e as Baleias-cinza (Eschrichtius robustus) pelas manchas laterais ao longo do corpo.

As orcas (Orcinus orca) também podem ser reconhecidas individualmente pelo padrão da mancha branca que possuem próximas a dorsal, e pela forma e tamanho da própria nadadeira dorsal, com suas marcas e cicatrizes, assim como em outras espécies de golfinhos.

A foto-identificação dos indivíduos possibilita estudos dos movimentos, de organização social, comportamento e permite estimar abundância das baleias .

#’s sobre o assunto:
#VIVAMamíferosAquáticos

Fonte: Bate Papo com Netuno

Para você participar e ajudar na pesquisa das baleias-de-Bryde no Brasil: http://brydesdobrasil.com.br/

Ir para o topo