O cativeiro e o comportamento estereotipado!
Em vida livre, os ursos polares (Ursus maritimus) são excelentes nadadores, eles podem nadar por várias horas e percorrer longas distâncias. Podem alcançar uma velocidade de até 40-50km/h por curtos períodos quando perseguem sua presa. Existem registros de ursos que nadam continuamente por 100 km. Chegam a mergulhar em profundidades entre 3 a 5 metros para se alimentar e deslocar entre blocos de gelo.
Quando mantido em cativeiro, geralmente em pequenos espaços e sem interatividade, é comum apresentarem comportamentos diferentes do comportamento normal de vida livre. O estresse causado pelo cativeiro pode ser expresso através de condições fisiológicas inadequadas, de comportamentos e padrões de atividade atípicos para a espécie e, em especial, através de comportamentos estereotipados, que são movimentos repetitivos, obsessivos e sem motivo aparente, que tem como principal causa o estresse e a apatia. Esses tipos de comportamentos são facilmente observados e identificados em zoológicos e aquários por todo o mundo.
Neste vídeo vemos o urso polar realizando comportamento estereotipado, e o público desinformado, não fazia ideia do que esse comportamento representa…
Filme: Marcio Motta
#’s sobre o assunto:
#VIVAAnimaisLivres