VIVAves participa do Censo Nacional de Aves Aquáticas 2024
Nesta última semana, o VIVA, através do projeto VIVAves, participou do Censo Nacional de Aves Aquáticas (CNAA), realizado entre os dias 3 a 18 de fevereiro e 6 a 14 de julho e organizado internacionalmente pela Wetlands International. No Brasil, o censo é coordenado pelo ICMBio/CEMAVE. O objetivo do CNAA é chamar atenção para a importância das aves e dos ambientes aquáticos, identificar e monitorar áreas úmidas de importância internacional, obtendo dados para estimativas populacionais das aves aquáticas através do monitoramento de longo prazo de mudanças nos números de aves aquáticas, além de ampliar o conhecimento sobre espécies pouco compreendidas
Nossa equipe monitorou uma nova área para o Censo, o manguezal da Barra Velha, em Ilhabela (SP) e a praia da Fortaleza e Itaipu, em Praia Grande (SP), área monitorada desde 2020 pelo biólogo da equipe, Marcio Motta. Para aproveitar possibilidades durante o deslocamento entre uma cidade e outra, foram feitos censos também em Bertioga (Lagoa do Lixão) e Santos (Praia do José Menino). As contagens foram realizadas através de Ponto Fixo, com duração de 15 minutos em cada local.

Áreas onde o censo foi realizado (marcadores vermelhos e azuis). Mapa obtido através do Relatório de Viagem do eBird.
Após as contagens, os dados são repassados para uma planilha específica e serão enviadas à Coordenação Nacional do CNAA no Brasil, que em seguida passam a fazer parte do banco de dados da Wetlands International. Em nosso caso, aproveitamos também para contribuir com as plataformas de Ciência Cidadã eBird e iNaturalist, onde desenvolvemos projeto específico com trinta-réis e gaivotões no litoral de São Paulo.
Foram realizadas 7 contagens entre Ilhabela e Praia Grande, observando um total de 31 espécies e 944 indivíduos, com destaque aos mais de 700 de trinta-réis-reais e de-bando (Thalasseus maximus e T. acuflavidus) observados em Santos e Praia Grande e registros muito interessantes para a região, como Trinta-réis-de-coroa-branca (Sterna trudeaui), Trinta-réis-do-bico-vermelho (Sterna hirundinacea) e trinta-réis ainda não identificado, este observado pela primeira vez em Praia Grande.
Ficamos muito felizes em contribuir com informações sobre as aves da nossa região e esperamos que esses dados, a longo prazo, possam de alguma forma auxiliar nos esforços de conservação tanto das espécies quanto dos ambientes que estas habitam.
Veja o resultado completo do censo em nosso Relatório de Viagem, com todos os detalhes de cada censo, no eBird: https://ebird.org/tripreport/260400
O CEMAVE elaborou um material sobre o Censo e a Gripe Aviária, para os interessados em participar do CNAA com segurança.
Para mais informações, contate o CEMAVE:
Priscilla Amaral – Coordenadora Nacional – CNAA – Brasil – cemave.sede@icmbio.gov.br
Crédito das fotos: Marcio Motta – VIVA Instituto Verde Azul