VIVAves participa do Censo Nacional de Aves Aquáticas 2024
Nesta última semana, o VIVA, através do projeto VIVAves, participou do Censo Nacional de Aves Aquáticas (CNAA), realizado entre os dias 3 a 18 de fevereiro e 6 a 14 de julho e organizado internacionalmente pela Wetlands International. No Brasil, o censo é coordenado pelo ICMBio/CEMAVE. O objetivo do CNAA é chamar atenção para a importância das aves e dos ambientes aquáticos, identificar e monitorar áreas úmidas de importância internacional, obtendo dados para estimativas populacionais das aves aquáticas através do monitoramento de longo prazo de mudanças nos números de aves aquáticas, além de ampliar o conhecimento sobre espécies pouco compreendidas
Nossa equipe monitorou uma nova área para o Censo, o manguezal da Barra Velha, em Ilhabela (SP) e a praia da Fortaleza e Itaipu, em Praia Grande (SP), área monitorada desde 2020 pelo biólogo da equipe, Marcio Motta. Para aproveitar possibilidades durante o deslocamento entre uma cidade e outra, foram feitos censos também em Bertioga (Lagoa do Lixão) e Santos (Praia do José Menino). As contagens foram realizadas através de Ponto Fixo, com duração de 15 minutos em cada local.
Após as contagens, os dados são repassados para uma planilha específica e serão enviadas à Coordenação Nacional do CNAA no Brasil, que em seguida passam a fazer parte do banco de dados da Wetlands International. Em nosso caso, aproveitamos também para contribuir com as plataformas de Ciência Cidadã eBird e iNaturalist, onde desenvolvemos projeto específico com trinta-réis e gaivotões no litoral de São Paulo.
Foram realizadas 7 contagens entre Ilhabela e Praia Grande, observando um total de 31 espécies e 944 indivíduos, com destaque aos mais de 700 de trinta-réis-reais e de-bando (Thalasseus maximus e T. acuflavidus) observados em Santos e Praia Grande e registros muito interessantes para a região, como Trinta-réis-de-coroa-branca (Sterna trudeaui), Trinta-réis-do-bico-vermelho (Sterna hirundinacea) e trinta-réis ainda não identificado, este observado pela primeira vez em Praia Grande.
Ficamos muito felizes em contribuir com informações sobre as aves da nossa região e esperamos que esses dados, a longo prazo, possam de alguma forma auxiliar nos esforços de conservação tanto das espécies quanto dos ambientes que estas habitam.
Veja o resultado completo do censo em nosso Relatório de Viagem, com todos os detalhes de cada censo, no eBird: https://ebird.org/tripreport/260400
O CEMAVE elaborou um material sobre o Censo e a Gripe Aviária, para os interessados em participar do CNAA com segurança.
Para mais informações, contate o CEMAVE:
Priscilla Amaral – Coordenadora Nacional – CNAA – Brasil – cemave.sede@icmbio.gov.br
Crédito das fotos: Marcio Motta – VIVA Instituto Verde Azul