Aves 13/10/2024

VIVA e Colégio São João celebram o Dia Mundial das Aves Migratórias

Você sabia que maçarico-rasteirinho (Calidris pusilla, observado em Ilhabela) realiza migrações incríveis, viajando até 10.000 quilômetros desde seus locais de reprodução na tundra ártica da América do Norte até seus destinos de inverno na América do Sul, especialmente ao longo das costas do norte do Brasil, Suriname e Guiana Francesa? Essas aves costeiras se alimentam “bicando a superfície,” comendo pequenos invertebrados, como crustáceos, vermes e insetos. Durante a migração, elas dependem de áreas ricas em alimento para acumular reservas de gordura, essenciais para as longas viagens.

Na semana em que se celebra o Dia Mundial das Aves Migratórias, o VIVA Instituto Verde Azul teve a oportunidade de participar de uma ação educativa junto aos alunos do 1º ano do ensino fundamental do Colégio São João de Ilhabela. Esta data é um marco global na conscientização sobre a conservação das aves migratórias e, neste ano, o tema traz uma mensagem urgente: “Proteja os insetos, proteja as aves”.

As aves migratórias dependem fortemente dos insetos como fonte de energia essencial, tanto nas áreas de reprodução quanto durante as longas e exaustivas jornadas migratórias. Infelizmente, a diminuição global das populações de insetos – causada pelo desmatamento, uso de pesticidas e expansão de áreas para pecuária e agricultura – ameaça diretamente a sobrevivência dessas aves.

 

Durante a visita ao Colégio São João, os alunos, que já vinham estudando o tema, tiveram a chance de se aprofundar ainda mais, fazendo perguntas e interagindo com Pesquisadores do VIVA. O encontro proporcionou uma rica troca de conhecimentos, ajudando a construir uma compreensão mais sólida sobre a interdependência entre insetos e aves migratórias e a importância de conservar ambos.

O VIVA agradece à Environment for the Americas, através da coordenadora no Brasil @Karina Esparza, pela doação de materiais que enriqueceram a atividade e ao Colégio São João pelo convite. Foi um momento importante para semear conhecimento e inspirar futuras gerações a protegerem esses seres tão importantes para o equilíbrio ecológico do nosso planeta.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre a conservação das aves e como você pode ajudar? Fique ligado nas ações do VIVA Instituto Verde Azul dentro do projeto VIVAves!

Visite o site oficial do Dia Mundial das Aves Migratórias e conhece o detalhe do evento e de outros ao redor do mundo: https://www.worldmigratorybirdday.org

#VIVAVerdeAzul #VIVAves #WorldMigratoryBirdDay #WMBD2024 #ProtectInsectsProtectBirds #ForNature

Ir para o topo