Mulheres, ciência e natureza: atividades marcaram o Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher foi celebrado em Ilhabela com uma série de atividades que aproximaram ciência, educação ambiental e natureza, destacando o papel fundamental das mulheres na produção de conhecimento, na conservação da biodiversidade e na educação. A equipe do VIVA Instituto Verde Azul participou de diferentes ações ao longo da semana, envolvendo estudantes, educadoras e mulheres da comunidade em momentos de aprendizado, troca de experiências e conexão com o ambiente natural.
Uma das atividades ocorreu com a turma da professora Erika Tomida, formada por estudantes do 2º e 3º anos do ensino fundamental da rede municipal de Ilhabela. Durante o encontro, foi realizada uma conversa sobre baleias e golfinhos, os potenciais e as oportunidades que as mulheres têm nas áreas relacionadas à ciência oceânica, pesquisa científica e educação ambiental. De forma acessível e inspiradora, os alunos puderam conhecer exemplos de mulheres que atuam no estudo do oceano e da biodiversidade, compreendendo que a ciência também é um espaço de participação, curiosidade e descoberta para meninas e mulheres.
Outra ação educativa foi realizada com estudantes do 7º ano da rede municipal, em uma conversa voltada para o papel das biólogas nas diferentes áreas do conhecimento. A atividade abordou as diversas possibilidades de atuação profissional dentro da Biologia, incluindo pesquisa científica, conservação da natureza, gestão ambiental, educação e trabalho em unidades de conservação. A discussão permitiu apresentar aos estudantes como a presença feminina na ciência contribui para ampliar perspectivas, produzir conhecimento e fortalecer a proteção dos ecossistemas.
As comemorações também incluíram atividades abertas ao público em parceria com o Clube de Observadores de Aves Tiribelas (COA Tiribelas). Na sede do Parque Estadual de Ilhabela, na Ilha das Cabras, foi realizada uma palestra sobre fotografia de aves, incentivando o olhar atento para a avifauna local e o uso da fotografia como ferramenta de conexão com a natureza e registro da biodiversidade. As atividades continuaram no Parque Municipal das Cachoeiras, onde foi realizado um encontro dedicado às mulheres, reunindo observação de aves e uma palestra voltada ao auto-cuidado e saúde mental. O evento foi organizado pelo COA Tiribelas e contou com o apoio do VIVA Instituto Verde Azul.

Encerrando a programação, o VIVA abriu sua sede para uma visita especial e gratuita para as mulheres, com o objetivo para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto nas áreas de pesquisa científica, educação ambiental e conservação da biodiversidade marinha e costeira. A visita incluiu uma conversa sobre os projetos, uma subida ao deck de observação para conhecer o ponto de monitoramento de aves e cetáceos, uma pequena passarinhada e, ao final da tarde, a contemplação do pôr do sol.
Mais do que uma comemoração, as atividades reforçaram a importância de promover espaços de participação, inspiração e protagonismo feminino na ciência, na conservação e na educação ambiental. Ao aproximar estudantes, pesquisadoras e mulheres da comunidade, iniciativas como essas ajudam a construir caminhos para que cada vez mais mulheres ocupem e transformem os diversos campos do conhecimento e da proteção da natureza.






