Blog 15/09/2025

VIVA participa da 7ª edição da Ilhabela Birdweek

A sétima edição da Ilhabela Birdweek, festival de aves organizado pela Prefeitura de Ilhabela, reuniu durante sete dias atividades dedicadas à cultura da observação de aves. O VIVA Instituto Verde Azul, por meio do programa VIVAves, teve a oportunidade de mostrar parte de seu trabalho em diferentes frentes ao longo do evento.

Uma das participações foi na exposição fotográfica, com registros feitos na sede do VIVA: o surucuá-de-barriga-amarela (Trogon viridis), fotografado por Marina Leite, e o urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura), registrado por Marcio Motta.

A equipe de Educação Ambiental também levou sua experiência para a escola municipal Prof.ª Mércia do Nascimento, desenvolvendo com os alunos do 6º ano a atividade “Bons de bico: diversidade e funcionalidade dos bicos das aves”. Foi um momento de interação e aprendizado, onde os estudantes puderam compreender melhor a diversidade de espécies de Ilhabela a partir da adaptação dos bicos e hábitos alimentares.

Para encerrar a participação, o coordenador do VIVAves, Dr. Marcio Motta, apresentou o projeto no painel sobre a Natureza de Ilhabela, destacando as ações de pesquisa e educação já realizadas. No mesmo espaço, participou ainda como co-apresentador ao lado da bióloga Silvana Davino, da Área de Soltura Cambaquara, falando sobre a contagem coletiva dos papagaios-moleiros (Amazona farinosa) iniciada em 2024. A partir deste ano, a sede do VIVA passa a ser também um ponto oficial de monitoramento periódico da espécie.

Foram dias de muita troca e aprendizado, reforçando a importância de integrar ciência, participação cidadã, educação e conservação na cultura da observação de aves.

Agradecemos à Prefeitura de Ilhabela (realização), à Avistar Conecta (curadoria) e à Conteúdo Brasil (organização) pelo convite e pela realização do evento.

Ir para o topo