GLITTER: A BRINCADEIRA DE CARNAVAL QUE DESTRÓI VIDAS NOS OCEANOS
Depois da noite de carnaval, quando você toma banho, o glitter que te fez brilhar escorre ralo abaixo e se junta às 8 milhões de toneladas de plástico que são lançadas nos oceanos todos os anos.
Devido a sua composição e tamanho, o glitter é considerado um microplástico muito nocivo. É praticamente impossível recolhe-los e por essa razão eles somam 85% de todo o plástico encontrado na natureza.
O plástico mata muitas espécies marinhas, como peixes, tartarugas, golfinhos, aves e muitas outras. Por sua vez, o glitter e a purpurina podem ser engolidos por animais muito pequenos que fazem parte da base de toda a cadeia alimentar, atingindo praticamente toda a fauna marinha.
O krill, base da cadeia alimentar, pode ingerir essas pequenas partículas de glitter. As grandes baleias que se alimentam de toneladas de krill num único dia acabam ingerindo esses brilhos numa única abocanhada!
Além disso, esses microplasticos aderem em si substâncias químicas que vão se acumulando nos animais por toda cadeia alimentar, atingindo também humanos que se alimentam de peixes.
#VIVAsemLixo
#VIVAConsciente
#SextaSemPlástico
Foto: Sharon McCutcheon