#VIVAsemlixo 17/05/2020

17 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

Somos responsáveis pelos nossos resíduos!

Reciclar está em nossas mãos!

E você? Faz a sua parte?

Aproveitamos essa data para listar o 7 pecados da reciclagem:

1- “Separo o lixo, então já faço a minha parte!” É sempre importante certificar-se que o lixo que você separa é realmente destinado para o local correto.

2- Lavar as embalagens com bucha e sabão. As embalagens precisam ir para o lixo reciclável sem restos de comida, mas não é preciso lavar, gastando água desnecessariamente. Quando for preciso, reutilize a água da pia na lavagem da louça.

3- Deixar o isopor fora do lixo reciclável. Pouca gente sabe, mas o isopor é sim reciclável, suas partículas são as mesmas do plástico. Jogue no lixo reciclável sem medo.

4- Jogar medicamentos no vaso sanitário. Quando o remédio vence, pode parecer fácil descartar no vaso sanitário ou no lixo comum, mas isso faz com que eles acabem nas estações de tratamento, e o processo de descontaminação da água não consegue eliminar completamente os resíduos químicos da medicação. Leve seus medicamentos aos postos de coleta das farmácias ou postos de saúde.

5- Jogar as embalagens dos produtos higiênicos no lixinho do banheiro.
Não descartar no lixo comum as embalagens dos produtos higiênicos como: rolo do papel higiênico, frasco do xampu, papel do sabonete, lâmina de barbear, entre outros. Muitas vezes, erroneamente, acabam indo no lixinho junto com o papel higiênico usado. Devem ser sempre separados!

6- Bateria e pilhas são descartados no lixo comum. Eletrônicos, baterias, pilhas e celulares velhos devem ser separados do lixo comum. Os compostos podem contaminar o solo, se descartados indevidamente. Procure um coletor específico perto de você.

7- “Acho que sozinho não faço a diferença.” A sua preocupação com o meio ambiente e o correto destino do lixo faz toda a diferença para o planeta!

#EstáemNossasMãos
#VIVAsemLixo
#VIVAPlanetaTerra
#ReduzaReuseRecicle
#ReduceReuseRecicle
#SextaSemPlástico

Ir para o topo