#PAREaCAÇA 16/03/2018

A cruel caça cultural das Ilhas Salomão!

O Ric O’Barry’s Dolphin Project confirmou que no dia 9 de março, mais de 500 Golfinhos-Pintado-pantropical (Stenella attenuata) foram mortos na pequena Vila de Fanalei, nas Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico Sul a leste da Papua Nova Guine. Essa foi a maior chacina de golfinhos desde 2013, em fevereiro também mais de 200 foram mortos.

Por séculos, golfinhos são caçados de forma tradicional. As canoas tripuladas por caçadores buscam pelos golfinhos em mar aberto e os dirigem para a costa, onde são decapitados e sua carne distribuída para os habitantes da vila. Essa caça normalmente é realizada entre janeiro e abril, quando o mar está mais calmo.

De 1976 até 2013 em média eram caçados cerca de 850 golfinhos, e desde de que o Dolphin Project começou campanha dedicada a favor dos golfinhos na região em 2015, a média de caça caiu para 247 animais.

O Dolphin Project trabalha com a comunidade local para desenvolver alternativas econômicas sustentáveis para a caça dos golfinhos e fortalecer a proteção marinha na área.

Precisamos sempre pensar que a cultura de todos os povos é fluída… se alteram e evoluem! Na história da humanidade culturas foram sendo substituídas por outras, sempre adequadas ao nível de conhecimento, às necessidades…

CULTURA MUDA! CULTURA EVOLUI!

Hoje em dia essas caças brutais e cruéis de golfinhos e baleias já não podem ser aceitas, sabemos que são animais altamente inteligentes, sencientes, com complexas estruturas e ligações sociais. Hoje em dia esses animais também sofrem várias outras ameaças causadas pelo ser humano, como poluição química e sonora, emalhe em redes de pesca, tráfego de barcos e navios, mudança climática, etc. Um desfalque de 700 indivíduos de uma população pode ser comprometedor.

Autores:
Logan J. Pallin, C. Scott Baker, Debbie Steel, Nicholas M. Kellar, Jooke Robbins, David W. Johnston, Doug P. Nowacek, Andrew J.
Read, Ari S. Friedlaender
Published 2 May 2018.DOI: 10.1098/rsos.180017

#’s sobre o assunto:
#VIVADolphinProject
#VIVAwhaleWatching
#SolomonIsland
#StopDolphinHunt
#DolphinProject

Fonte: Facebook

Ir para o topo