#VIVABaleiasGolfinhosecia 4/03/2021

Baleia, golfinho, foca, leão ou lobo marinho, tartarugas, pinguins… MORTOS na praia são importantes!

Se você encontrar um animal marinho morto na praia, se possível registre, tire fotos, anote o local e o horário. Encalhes de animais podem trazer muitas informações sobre a espécie e é importante ser relatado.

E foi o que fez um grupo de amigos que estava em uma praia no sul do Brasil neste último final de semana (27 de fevereiro de 2021).Encontraram uma baleia morta, já com certo grau de decomposição, fotografaram, filmaram e marcaram sua localização. As imagens foram enviadas para especialistas da área que analisaram as fotos e o local de ocorrência. Dr. Milton Marcondes do Projeto Baleia Jubarte e Dra. Karina Groch do ProFranca/Instituto Australis que confirmaram ser uma baleia Franca (Eubalaena australis)**, e descobriram que se tratava da mesma baleia que foi registrada pela equipe do NEMA em 14 de novembro de 2020.

O registro com fotos e a localização dos encalhes podem trazer informações sobre área e época de ocorrência da espécie e a causa da morte.

Fotografe, filme e marque a localização.

IMPORTANTE! Não toque, pois animais em decomposição podem passar algum tipo de doença ou bactéria.

Encaminhe as informações para alguma instituição que trabalhe com esses animais, ou até mesmo o VIVA Instituto Verde Azul, pois podemos repassar a informação para a equipe/Instituição responsável.

Caso encontre algum animal marinho na praia morto ou debilitado, entre em contato com o Programa de Monitoramento de Praia (0800 642-3341) que faz parte da Rede de Encalhe e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB).

** As baleias francas migram para a região Sul do Brasil para atividades reprodutivas nos meses de inverno e primavera.

Agradecemos Guilherme Roth por ter disponibilizado as fotos e as informações.

📸 Nema
📸 Guilherme Schramm Roth

#encalhe
#Baleia
#Golfinho
#BaleiaFranca
#InstitutoAustralis
#ProjetoBaleiaJubarte
#Nema

Ir para o topo