#VIVABaleiasGolfinhosecia 28/03/2019

COLISÕES ENTRE NAVIOS E BALEIAS

Embora tenhamos as informações que colisões entre navios motorizados e baleias, resulta em acidentes fatais, pouco foi feito para compilar informações sobre a freqüência de sua ocorrência ou fatores contribuintes.

Nesse estudo, foi procurado registros históricos e bancos de dados informatizados para buscar evidências com atropelamento de navios envolvendo grandes baleias (isto é, cetáceos, incluindo a cachalote).

Registros históricos sugerem que o navio atingiu uma baleia de forma fatal pela primeira vez no final de 1800, quando os navios começaram a atingir velocidades de 13-15 kn (knot), existindo registros como esse, pouco frequente até cerca de 1950, e depois aumentaram durante os anos 50 e 70, como o número e a velocidade dos navios.

Das 11 espécies conhecidas por serem atingidas por navios, as baleias-fin (Balaenoptera physalus) são atingidas com maior freqüência; baleias francas (Eubalaena glacialis e E. australis), baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae), cachalotes (Physeter catodon) e as baleias-cinzentas (Eschrichtius robustus) são atingidas comumente.

Em algumas áreas, um terço de todos os encalhes da baleia-fin e da baleia-franca parecem envolver atropelamento de navios. Para avaliar os fatores contribuintes, foi compilado descrições de 58 colisões.

Eles indicam que todos os tamanhos e tipos de embarcações podem atingir as baleias; a maioria dos ferimentos letais ou graves é causada por navios de 80 m ou mais; as baleias geralmente não são vistas de antemão ou são vistas tarde demais para serem evitadas; e mais lesões letais ou graves envolvem navios que viajam 14 kn ou mais.

Colisões com navios podem afetar significativamente pequenas populações de baleias, como por exemplo, a baleia-franca-do-atlântico-norte (Eubalaena glacialis) no oeste do Atlântico Norte. Em áreas onde é necessária precaução especial para evitar tais eventos, medidas para reduzir a velocidade da embarcação abaixo de 14 kn pode ser benéfica.

Título: COLLISIONS BETWEEN SHIPS AND WHALES

Autores: DAVID W. LAST, AMY R. KNOWLTON, JAMES G. MEAD, ANNE S. COLLET & MICHELA PODESTA

Foto ilustrativa: Marina Leite Marques – VIVA Baleias, Golfinhos e cia

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1748-7692.2001.tb00980.x?fbclid=IwAR2lgSLlaexZzT1hymbT-gYca_iQRt_17sgXtjc8-tVF9uCzeqaNdiHwIuw

#VIVACiência
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVAMamíferosVIVOS

Ir para o topo