#VIVAAnimaisLivres 5/11/2021

Orcas atacam jubarte em Arraial do Cabo.

 

Cerca de 4 a 5 orcas (Orcinus orca), incluindo um macho adulto atacaram uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) na reserva extrativista Marinha de Arraial do Cabo. Nesta época do ano as jubartes estão iniciando sua migração para suas áreas de alimentação, depois de terem permanecido em águas brasileiras para atividades de reprodução e cria. Esse ano foi atípico, muitas baleias jubarte jovens ficaram em regiões do litoral sul e sudeste e houve um recorde, foram registradas cerca de 200 mortes nas regiões costeiras (segundo Dr. Milton Marcondes do Projeto Baleia Jubarte). As baleias estavam visivelmente magras e com muitas marcas.

As orcas são avistadas com uma certa frequência em Arraial do Cabo, mas um ataque à jubarte nunca tinha sido registrado neste local.

Essa baleia jubarte sendo atacada pelas orcas também parece pequena e magra. Essa filmagem foi realizada pela equipe de fiscalização do ICMbio e Polícia Federal. Orcas são predadores de topo de cadeia, são grandes golfinhos, e algumas populações se alimentam de outros mamíferos marinhos.

As jubarte são conhecidas por ajudarem outros animais quando estão sendo atacados por orcas, mas nesse caso, essa baleia sozinha, pequena e magra…

Estamos tentando entrar em contato com as pessoas que gravaram esse filme para descobrirmos o desfecho, mas aparentemente o ultimo momento do vídeo, a jubarte já não sobe para respirar. Porém não podemos afirmar se ela morreu e se realmente foi comida pelas orcas.

Consultoria sobre orcas: Heitor Crespo

Imagens: Agentes de fiscalização (ICMBio) da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo.

#jubarte

#AtaqueDeOrca

#orca

#arraialdocabo

 

Ir para o topo