#VIVAPlanetaTerra 4/12/2020

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos – Blue Park

Parabéns ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos, pela conquista e pelo trabalho exemplar na conservação do ambiente marinho!
 
” O parque foi designado ontem (03/12) como o mais novo “Parque Azul”, por atingir os mais altos padrões científicos para proteção e gerenciamento da vida marinha. Abrolhos se junta a uma rede crescente de 16 Parques Azuis em todo o mundo, projetados para proteger e regenerar a biodiversidade de nossos oceanos.
 
Abrolhos (Parque Nacional Marinho dos Abrolhos) é uma área marinha protegida (MPA) em um hotspot para a fauna marinha localizada na costa central do Brasil. É o maior e mais complexo ambiente coralíneo do Atlântico Sul e lar de diversas espécies endêmicas de corais, abriga o berçário da maior população reprodutiva de baleias jubarte do Atlântico Sul, importante sitio reprodutivo para pelo menos cinco espécies de aves marinhas e abriga áreas de alimentação e reprodução para pelo menos três espécies ameaçadas de tartarugas marinhas.. O parque está inserido numa região que conta ainda com um conjunto de outras areas marinhas protegidas, protegendo manguezais, estuários e outros habitats costeiros importantes.
Um total de 17 AMPs em todo o mundo agora detêm o prestigioso prêmio Blue Park por atender aos mais altos padrões científicos para proteção e gerenciamento da vida marinha. O Prêmio Parque Azul reconhece os esforços excepcionais de nações, organizações sem fins lucrativos, gestores de MPA e partes interessadas locais para proteger de forma eficaz os ecossistemas marinhos agora e no futuro. O prêmio é concedido para reconhecer esses lugares surpreendentes e sua vibrante vida marinha. Pretende também motivar outras nações a lutar por AMPs fortes e eficazes que conservem a vida selvagem marinha. Os prêmios Blue Park apoiam o progresso internacional em direção à meta 11 de Aichi da Convenção sobre Diversidade Biológica, Objetivo de DesenvolvimentoSustentável 14 da ONU e o objetivo de longo prazo de proteger 30% do oceano até 2030.
 
Sobre Blue Parks
O Marine Conservation Institute trabalha com AMPs existentes e novas para garantir que sejam bem projetadas, geridas de forma eficaz, protejam nossos oceanos e cumpram seu compromisso de proteger a biodiversidade marinha para as gerações vindouras. As AMPs que atendem a esses padrões podem obter a designação de Parque Azul, o maior prêmio de excelência em conservação marinha.
O Blue Park Awards foi estabelecido pelo Marine Conservation Institute para encorajar os governos a proteger a vida selvagem marinha, proteger habitats críticos, promover a resistência às mudanças climáticas e garantir a beleza de nossos oceanos para as geraçõesfuturas. O esforço visa montar uma rede eficaz que proteja e sustente a vida marinha e os habitats em todo o mundo. Hoje, existem 17 áreas marinhas protegidas que receberam o status de Parque Azul. Além de conceder um novo Parque Azul hoje, o Instituto de Conservação Marinha lançou colaborações – Blue Sparks – com grupos planejando novas áreas marinhas protegidas e melhorando as áreas marinhas protegidas existentes nos EUA, México, Argentina, Chile, Brasil e Moçambique para garantir que seus esforços resultem em futuros parques azuis.”
 
#parquenacionalmarinhodosabrolhos
#VIVAoceanoVIVO
Ir para o topo