#VIVAMamíferosAquáticos 13/12/2017

RG das Baleias-Jubarte. Esta é a “DURELL”!

Através de marcas únicas (como digitais) na parte ventral da nadadeira caudal das Baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae), os pesquisadores são capazes de identificar cada indivíduo. As marcas são formadas por manchas naturais, padrões de pigmentação em branco e preto, cicatrizes criadas ao longo da vida, deixadas por animais como orcas e tubarões e ainda pelas marcas das cracas que geralmente são bem úteis na identificação.

A utilização de fotos das nadadeiras caudais, conhecida pelos pesquisadores como Foto ID (foto identificação) é um método simples e natural para obtenção de informações fundamentais sobre a biologia dessa espécie: Longevidade, distribuição, intervalo reprodutivo, fidelidade da área, estimativa populacional, que são informações importantíssimas para a preservação e conservação das Baleias-jubarte. As fotos são arquivadas em bancos de dados pelo mundo inteiro.

Esta baleia, apelidada de “Durell” já esteve inúmeras vezes em diversos anos na região de Abrolhos na Bahia. Ela é facilmente reconhecida por essa marquinha em forma de “V” invertido no canto superior da sua caudal. Ela foi observada grávida, já foi observada acompanhada de outra baleia e muitas vezes observada com seus filhotes, e é estudada pelos pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte.

#’s sobre o assunto:
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVABaleiaJubarte
#Megapteranovaeangliae
#ProjetoBaleiaJubarte

Ir para o topo